Basidiomicetos:

Encontra-se nessa fila os cogumelos comestíveis e os venenosos, orelhas-de-pau e as ferrugens. Depois da reprodução sexuada, o grupo forma quatro esporos que se chama basidiósporos, sobre o basídio.
O micélio dos basidiomicetos é compostos de hifas ramificadas e delgadas que é encontrados no substrato e pode ser sapróbias ou parasitas de plantas e animais.
Os basidiomicetos tem umas estruturas que impedem a troca de núcleos entre as células. A parede celular é composta por quitina.
Sua reprodução assexuada acontece por fragmentações do micélios e produção de esporos. Já a reprodução sexuada pode acontecer a partir da copulação de duas hifas compatíveis ou por um esporo ou por uma hifa. Toda essa função leva a formação de células binucleadas ou dicariótica, que por fibulação, uma divisão celular que dará origem a célula dicariótica. A fase dicariótica cresce e fica independente na fase unicariótica, ocorre a cariogamia e a meiose, que formam quatro núcleo haploides que formam basidiósporos um pequeno pendúnculos. Esses basidiósporos não demoram muito para serem levados para o ambiente param serem disseminado para os animais e ventos.
Na nossa economia os cogumelos são muito usados pelas indústrias alimentícias, mas tem especies que são toxicas que não podem ser usadas.

Giovanna Silvério

Referencia

 https://www.infoescola.com/biologia/classe-basidiomycetes-basidiomicetos/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Basidiomicetos